Usuário:  Senha:        Lembrar Senha? Lembrar Usuário?   |   Register
Banner

  • ...:Rede Srtv:...
  • ...:Rede Srtv:...
  • ...:Rede Srtv:...
Transporte público tem novos ônibus, linhas e horários
Notícias - Jaguariúna
Ter, 24 de Maio de 2011 10:39

A Prefeitura de Jaguariúna adotou neste ultimo sábado, 21, uma série de novas medidas no sistema de transporte público da cidade. Entre as melhorias, o número de linhas será ampliado em 50%, de 8 para 12. O número de viagens também será aumentado em 39% nos dias úteis (de 199 para 276) e 51% aos sábados (de 124 para 187). Aos domingos e feriados, o aumento de horários chega a quase 100% (de 73 para 143). Todos os bairros terão ampliação de horários de ônibus. Serão diretamente beneficiados bairros mais populosos como João Aldo Nassif, Roseiras de Cima e de Baixo, São José e Distrito Industrial, inclusive com o desmembramento de linhas.

A frota terá o acréscimo de mais dois ônibus zero quilômetro, subindo de 14 para 16 veículos. Esses novos ônibus se somam a outros dois adquiridos em 2009, já na atual administração. Desta forma, a idade média da frota ficará abaixo de cinco anos. Outra melhoria é que a frota passará a ter quatro veículos adaptados para pessoas com restrição de mobilidade, promovendo a acessibilidade.

“Após ouvir as sugestões dos usuários de ônibus fizemos um grande esforço e uma negociação junto à empresa permissionária para realizar essas melhorias e contemplar as solicitações dos moradores. Estudamos as reivindicações e fizemos um planejamento em cima das necessidades dos usuários do transporte público”, afirma o prefeito Gustavo Reis, destacando que as melhorias não implicarão em aumento na tarifa de transporte. “A tarifa de R$ 1,00 é uma conquista da população e será mantida”, reforça.

Segundo o diretor do Departamento de Trânsito e Transporte (Detransp) de Jaguariúna, Valdeir David de Almeida, o objetivo é de melhoria contínua dos serviços. “Além da oferta maior de horários e linhas vamos fazer uma maior fiscalização, tanto no cumprimento destes horários quanto à situação dos veículos, para que tenham uma manutenção constante”, ressalta. Almeida informa que, utilizando o cartão “bilhete único”, de segunda a sábado, o usuário poderá usar dois ônibus no período de 1 hora e pagará somente uma tarifa.

A partir da próxima semana a Prefeitura estará distribuindo à população o novo Guia do Passageiro contendo todos os horários de passagem dos ônibus nos bairros. Com 44 páginas, o Guia do Passageiro estará disponível também para dowload no site da Prefeitura (www.jaguariuna.sp.gov.br).

Intermunicipal

O transporte intermunicipal entre Jaguariúna e Campinas foi reforçado e ganhou dez novos ônibus, que já estão em circulação. De competência do Estado, o sistema é gerido pela Empresa Metropolitana de Transporte Urbano (EMTU). Após ouvir reclamações dos usuários, a Prefeitura de Jaguariúna cobrou da empresa a troca de ônibus com objetivo de garantir mais pontualidade, conforto e segurança aos usuários.

Tarifa Social

A atual administração implantou, em fevereiro de 2009, a Tarifa Social. Com ela, a população passou a pagar apenas R$ 1,00 na catraca. Além disso, vigora em Jaguariúna uma medida inédita em todo o País: o ônibus é gratuito aos domingos e feriados. Com a Tarifa Social, houve um aumento na utilização do transporte coletivo, que chega a 280%.

Os usuários do transporte público e moradores em geral que tenham dúvidas sobre as mudanças no sistema, com a implantação dos novos horários, podem ligar para o Detransp, pelo telefone 3837-3939, Rodoviária 3867-1144 e empresa Metrópolis: 3867-1403. Sugestões e Reclamações podem ser encaminhadas ao Espaço Fale, com atendimento pessoal ou pelos telefones 156 ou 3867-9732.

Fonte: Texto: Maria José Basso / Sec. de Comunicação Social
 

 

Assista Ao Vivo!

 

Fale Com a Redação

LiveZilla Live Help

 

EM BREVE!!!

Enquete

Você acha correto a liberação da droga MACONHA no Brasil ?
 

Previsão do Tempo

Visitantes Online

Nós temos 8 visitantes online